Dicas para Decorar e Decoração em 2021

Decoração Sustentável, Opção Barata para seu Imóvel , Decoração Sustentável, Opção Barata para seu Imóvel

Decoração Sustentável, Opção Barata para seu Imóvel

Quer apostar em uma decoração sustentável? Conheça algumas dicas que unem estilo e muita criatividade, gastando pouco.

 

Se decorar uma casa, apartamento ou até mesmo uma kitnet mobiliada pode ser um tanto quanto desafiador, levar em conta questões ambientais na hora de escolher uma decoração ecológica pode ser um pouco estranho, mas, sem sombra de dúvidas é uma saída criativa e que pode transformar seu ambiente de maneira a contribuir para preservação do nosso planeta. A seguir, você confere algumas dicas e regras simples para alternativas verdes na decoração de casas que ajudarão a reduzir a produção de lixo e até mesmo a economizar dinheiro. Confira.

MÓVEIS USADOS: A maneira mais simples e barata de afetar positivamente o meio ambiente com as opções de decoração de sua casa é comprando peças usadas para o seu apartamento. Algumas pessoas até preferem uma aparência mais desgastada ou “angustiada”. Sem falar que a decoração vintage é chique e custa bem menos do que comprar uma nova. Procure por lojas de móveis usados, vendas de imóveis ou mercados de pulgas (você pode até invadir o sótão da sua avó em busca de tesouros esquecidos). Mesmo que seja difícil encontrar algo que combine com o seu gosto, também existem aplicativos e sites que ajudam a garimpar estes tipos de móveis e podem facilitar o seu trabalho.

MATERIAIS SUSTENTÁVEIS: Mesmo que você esteja vivendo em uma kitnet mobiliada, ainda é possível dar um ar mais sustentável ao seu ambiente, para isso escolha móveis e objetos de decoração que possuam certificado FSC para compor o seu espaço. Isso ajuda não apenas na preservação do meio ambiente, mas estimula às vendas de artesãos e produtores independentes. Um belo exemplo de material sustentável é o pallet industrial que pode ser usado para confeccionar a base da sua cama, cadeiras ou até mesmo o seu sofá.

NÃO JOGUE FORA, DOE OU VENDA: Ao optar por uma decoração ecológica no seu apartamento e fazer a revisão de móveis e objetos que devem, ou não, ficar no espaço, jamais descarte-os como entulhos – em valas ou aterros sanitários -. Ao invés disso, procure sites e aplicativos para anuncia-los para venda ou até mesmo faça doações para pessoas próximas que você sabe que precisam ou que iriam gostar de ter aquele móvel ou objeto em sua casa.

NÃO UTILIZE MATERIAIS TÓXICOS: Esteja você pensando em pintar as paredes da sua kitnet em São Paulo ou querendo reaproveitar algumas peças da mobília, o tipo de tinta escolhido para esta tarefa importa e muito. As tintas ecológicas são livres de compostos orgânicos voláteis e, normalmente, são produzidas à base d´água e possuem pigmentação natural, que não prejudicam o meio ambiente, nem humanos e muito menos seus possíveis pets.

PLANTAS SIM, MUITAS PLANTAS: Uma planta bem cuidada pode dar vida renovada a qualquer espaço do seu apartamento no Itaim Bibi. Existem até algumas plantas domésticas, como samambaias ou palmeiras, que podem aumentar o oxigênio, ajudando a purificar e refrescar os ares do seu imóvel. As plantas de casa são uma decoração mais barata e que adicionam um toque natural e fresco e podem combater poluentes e produtos químicos produzidos a partir de materiais feitos pelo homem.

QUE TAL REFORMAR MÓVEIS VELHOS: Pode exigir um pouco mais de esforço, mas transformar suas coisas velhas em coisas novas é mais gratificante e satisfatório do que comprar novas. Pinte novamente as mesas de madeira para combinar com sua nova decoração com um padrão artístico ou estofe suas cadeiras antigas para torná-las mais estilosas. Se o seu lado criativo se recusar a aparecer, contrate outra pessoa para fazer o trabalho. Ainda assim, custará menos dinheiro do que comprar um novo e, ao mesmo tempo, irá renovar a decoração do ambiente.

MUDAR A DISPOSIÇÃO DOS MÓVEIS: Uma dica simples e que pode ser muito útil é a de que mesmo que seu apartamento pareça precisar urgentemente de uma atualização, às vezes apenas uma simples mudança de cenário pode fazer toda a diferença. Experimente mover móveis ou prateleiras, trocar fotos ou reorganizar as obras de arte em paredes diferentes. Você pode economizar muito esforço e estresse desnecessários apenas por encontrar novos lugares para seus móveis em sua casa.

Quer conhecer outras opções baratas, muito elegantes e sustentáveis para decorar ou redecorar o seu apartamento? Então não se esqueça de seguir nossos perfis nas redes sociais e ficar por dentro de todos os nossos conteúdos.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *