Dicas para Decorar e Decoração em 2021

Guarda-Roupa Velho: O Que Fazer Com Ele?

Guarda-Roupa Velho: O Que Fazer Com Ele?

Você tem um guarda-roupa velho em casa e não sabe o que fazer com ele? Então vale a pena acompanhar este artigo e ver algumas dicas que separamos para você.

Houve um tempo em que os móveis eram fabricados com madeira maciça e duravam uma vida inteira. De algumas décadas para cá essa história mudou e, diferentes tipos de móveis e objetos estão com um tempo de vida útil cada vez menor.

Esse tempo de vida menor dos móveis e outros objetos, acabou gerando uma onda de consumo desenfreada, fazendo com que as pessoas no primeiro sinal de problema de um objeto, simplesmente o descartem e comprem um novo!

No entanto, essa prática de consumo vem mudando e, a busca por maneiras de reformar, ou ressignificar objetos e móveis velhos está crescendo. Se você está nessa onda e vem quebrando a cabeça com um guarda-roupa velho e o que fazer com ele, acompanhe este artigo:

Guarda-roupa velho: o que fazer?

Existem basicamente três caminhos para reaproveitar um guarda-roupa velho, evitando assim que o móvel vire lixo. Você pode reformá-lo, transformá-lo ou vendê-lo. Com exceção do último caminho, os outros dois oferecem uma série de possibilidades, que nós detalharemos a seguir:

Reformas para guarda-roupa velho

Se você tem um guarda-roupa velho arranhado, ou com um revestimento que não lhe agrada mais, aqui vão algumas soluções para ele:

1.    Pintura

Se está em busca de uma reforma simples e mais barata, pintar o seu guarda-roupa velho é a melhor saída. Mas mesmo sendo a alternativa mais fácil é preciso estar atento a algumas questões.

Antes de escolher a tinta, é importante avaliar o estado da superfície do guarda-roupa, pois se ele estiver lascado, com arranhões profundos ou com qualquer falha, o primeiro passo será preencher essas imperfeições com uma massa própria para madeira.

Feito isso, será preciso lixar bem todo o móvel até que a superfície fique bem plana. Vale dizer que, mesmo que você não use a massa para madeira, o processo de lixar é importante, pois trará a porosidade necessária para que a tinta fixe melhor.

Depois de lixado, basta limpar bem todo o móvel e pintar com uma tinta, rolo e pincel  apropriados. As melhores tintas para madeira são: esmalte sintético, acrílica e a epóxi. Já o tipo do rolo e pincel irá variar de acordo com a escolha da tinta.

Dica extra de pintura: além da possibilidade de pintar com uma cor única, você pode soltar sua criatividade e combinar cores, formatos geométricos e até mesmo desenhos.

2.    Envelopamento com papel adesivo

O envelopamento com papel adesivo é uma opção de reforma para seu guarda-roupa velho mais rápida e com menos processos, visto que não há a necessidade de esperar o tempo de secagem entre as demãos.

No entanto, ela exige um pouco mais de habilidade na aplicação, afinal, se esta não for feita com cuidado e muita atenção, o papel adesivo poderá ficar com bolhas, rugas ou até mesmo torto.

Vale dizer que, se seu móvel estiver com ranhuras, ou outras imperfeições na superfície, será importante seguir o mesmo processo de preenchimento com massa para madeira mencionado anteriormente, e depois lixar.

3.    Revestimento com tecido

Revestir o guarda-roupa velho com tecido é bem mais simples do que parece. Assim como nas alternativas anteriores, você deverá começar preenchendo qualquer falha com a massa de madeira e lixando depois de seca.

Feito isso, basta aplicar o tecido escolhido com uma cola branca de alta fixação. O processo é bem simples: passe a cola na superfície limpa, aplique o tecido e alise bastante para que a aderência fique perfeita.

4.    Revestimento com espelhos

Se você optar por revestir o guarda-roupa velho com espelhos, o mais indicado é que você contrate o serviço de um profissional especializado. Geralmente, as vidraçarias que comercializam espelhos sob medida também fazem essa aplicação.

Se quiser fazer a reforma, também é possível. Para isso, basta medir com atenção toda a superfície, encomendar os espelhos no tamanho exato e colá-los com uma cola específica para fixar espelhos.

A vantagem dessa opção é que não há a necessidade de cobrir imperfeições da superfície para a aplicação dos espelhos.

5.    Retirar as portas

Outra maneira de reformar um guarda-roupa velho é mudando o design dele, retirando as portas. Além de conferir ao móvel um visual de closet, mais moderno, você ainda pode pintar a estrutura por dentro e por fora, instalar iluminação interna e muito mais.

Transformando o guarda-roupa velho em outras coisas

Além das opções de reforma para guarda-roupa velho, mostradas aqui, você também pode simplesmente desmontar o seu móvel, e transformar suas peças em outros objetos, ou mesmo outros móveis.

Veja alguns exemplos de transformações de guarda-roupa velho:

6.    Prateleiras com as portas

Você pode retirar as portas do guarda-roupas velho, reformá-las se necessário e instalar na parede com o auxílio de suportes como a mão francesa, por exemplo.

7.    Estante com a parte dos nichos

Se o seu guarda-roupa tiver uma parte com nichos, outra opção é desmontar essa parte e transformá-la em uma estante para livros, brinquedos, ou enfeites.

8.    Reaproveitamento das gavetas

As gavetas de um guarda-roupa velho podem ser reaproveitadas de diferentes maneiras. Tirando os puxadores você pode facilmente transformá-las em nichos de parede, mesas de cabeceira suspensa, presa na parede com mãos francesas, ou de chão, com pés-palito, por exemplo, bandejas, porta bijuterias e maquiagem, e muito mais.

9.    Cristaleira

Os modelos antigos de guarda-roupa de solteiro podem ser facilmente transformados em cristaleiras. Para isso, basta recortar as portas e laterais e aplicar vidros nos recortes.

Essas são algumas possibilidades sobre guarda-roupa velho e o que fazer com eles. Tenha sempre em mente que existem muitas outras opções de reforma e transformação, tudo dependerá da sua imaginação.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *